Henrique Malvar fala sobre Tendências Tecnológicas

No dia 24 de julho, o chefe de pesquisa da Microsoft, Henrique Malvar, vai ministrar a palestra “Tendências Tecnológicas na Tecnologia da Informação”, a partir das 9 horas, no auditório do SENAI Taguatinga. O evento contará com a presença de profissionais da área de tecnologia da informação, empresas de TI, instituições acadêmicas e instituições de tecnologia e de inovação.

O SENAI-DF é referência em Educação Profissional e oferece cursos de formação em 19 áreas de conhecimento. Tudo isso para atender as demandas do mercado por mão de obra qualificada e impulsionar a competitividade da indústria no Distrito Federal. Assim, a instituição tem ivestido pesado em equipamentos tecnológicos, infraestrutura e processos inovadores.

Uma parceria entre o SENAI-DF e a Microsoft possibilitou a implantação do Microsoft Innovation Center – Brasília (MIC) na unidade de Taguatinga. O MIC tem um portfólio de serviços rico em soluções tecnológicas voltadas ao desenvolvimento de projetos e de novas tecnologias, além de produtos que podem ser ofertados a empresas, startups e faculdades.

A presença do PhD em engenharia elétrica, Henrique Malvar, na unidade que hospeda o Centro de Inovação da Microsoft no Distrito Federal, é um marco para aqueles que enxergam o futuro a partir das ciências tecnológicas e da telecomunicação. Malvar é cientista chefe do departamento de pesquisa Microsoft Research. Ele está na empresa há 18 anos e, desde então, atua no desenvolvimento de diversos projetos envolvendo novas tecnologias e processamento de sinais. O líder da Microsoft Research esteve a frente de projetos que viabilizam, por exemplo, o acesso a vídeos no YouTube, conversas por Skype, videoconferências no celular, entre outras atividades hoje consideradas comuns e rotineiras.

A tecnologia do Kinect, capaz de traduzir os movimentos dos jogadores de videogame em comandos para a tela da TV, foi criada dentro da Microsoft Research, em 2010, sob a liderança de Henrique Malvar e pode ser utilizado também pela medicina e em terapias comportamentais. O departamento de pesquisa da Microsoft trabalha para criar recursos cada vez mais inovadores, entre eles a ferramenta de tradução simultânea desenvolvida para o Skype.

Henrique é carioca, mas foi na capital federal que iniciou sua trajetória de sucesso. Em 1977 cursou engenharia elétrica na Universidade de Brasília (UnB) e no ano de 1986 recebeu o título de Ph.D. pelo Massachusetts Institute of Technology. Membro da Academia Nacional de Engenharia dos EUA, da Academia Brasileira de Ciências e, também, da Academia Brasileira de Engenharia, Malvar coleciona mais de 115 patentes registradas nos EUA e mais de 160 publicações científicas e técnicas.

Students to Business – Após a palestra, haverá a cerimônia de formatura da última turma do Programa Students to Business (S2B) que capacita estudantes na área de Tecnologia da Informação em preparação para o mercado de trabalho.

 

Mais informações:

http://www.sistemafibra.org.br/senai/noticias/39-do-dia/531-henrique-malvar-fala-sobre-tendencias-tecnologicas.html

Um comentário sobre “Henrique Malvar fala sobre Tendências Tecnológicas

  1. Precisa de efetuar alguma inscrição?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s