XAML

XAML significa Extensible Application Markup Language. È uma linguagem simples baseada em marcações XML para criar e inicializar objetos .net com relações hierárquicas. Atualmente o XAML é usado para criar interfaces de usuários em WPF, Windows Store, Windows Phone e Silverlight.

Vantagens do XAML
Tudo que pode ser desenvolvido no XAML pode ser feito no código, a utilização de XAML é apenas outra abordagem de criar e inicializar objetos, por exemplo, é possível usar WPF(Windows Presentation Foundation) sem utilizar XAML. As vantagens de declarar as interfaces de usuário no XAML são:

  •  O código em XAML é mais limpo e curto para ser interpretado por outros desenvolvedores.
  •  Há a separação do design com a lógica da funcionalidade.
  •  A utilização de uma ferramenta de design gráfico como o Expression Blend requer XAML como código fonte.
  •  A separação de responsabilidade do XAML e a interface do usuário permite, designers e desenvolvedores trabalharem sincronizados com independencia entre ambos.

XAML vs Código
O Exemplo abaixo demonstra como é criar um StackPanel utilizando XAML e logo em seguida como é criado utilizando C#.

Utilizando XAML


<StackPanel>
<TextBlock Margin="20">Bem vindo ao mundo XAML</TextBlock>
<Button Margin="10" HorizontalAlignment="Right">OK</Button>
</StackPanel>

 

Utilizando C#


// Criando um StackPanel
StackPanel stackPanel = new StackPanel();
this.Content = stackPanel;

// Criando um TextBlock
TextBlock textBlock = new TextBlock();
textBlock.Margin = new Thickness(10);
textBlock.Text = "Bem vindo ao mundo XAML";
stackPanel.Children.Add(textBlock);

// Criando um Button
Button button = new Button();
button.Margin= new Thickness(20);
button.Content = "OK";
stackPanel.Children.Add(button);

É claro perceber o tamanho e a facilidade de percepção da disposição dos elementos inseridos na tela, ao utilizar XAML.
Propriedades como elementos

Propriedades normalmente são conhecidas como XML <Button Content=”Salvar”/>. Entretanto se cenário exige inserir mais de um objeto dentro do contéudo do botão, é necessário utilizar os elementos da propriedade do controle.

<Button>
<Button.Content>
<Image Source="Imagens/Salvar.png"/>
</Button.Content>
</Button>

Namespaces

Para iniciar qualquer arquivo XAML, é necessário incluir 2 namespaces.
1- : http://schemas.microsoft.com/winfx/2006/xaml/presentation. (Irá mapear todos os controles WPF dentro de System.Windows.Controls).
2: http://schemas.microsoft.com/winfx/2006/xaml. (Irá mapear para System.Windows.Markup, que contém as palavras reservadas no XAML.


<Window xmlns="http://schemas.microsoft.com/winfx/2006/xaml/presentation"
xmlns:x="http://schemas.microsoft.com/winfx/2006/xaml">
</Window>

Obrigado pela leitura,
Até a próxima.

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