Treinamento- Internet das Coisas – Criando um Dispositivo do Zero

Controlar a temperatura de casa, ligar luzes, medir gastos com água, luz, gás, controlar acesso de prédios, medir recursos, medir a atuar em indicadores de saúde, modificar ambientes de acordo com o clima, irrigar plantas e lavouras, baseando-se em sensores aplicados ao solo e informações de clima, estas são algumas das inúmeras aplicações para os dispositivos de Internet das Coisas. Adicionamos a isto tecnologias vestíveis, cidades inteligentes, controles de tráfego, automação de processos industriais, rastreamento de pessoas e animais, sem falar de cargas. Para tanto, precisamos de dispositivos que conectados a Internet com a inteligência necessária façam suas tarefas sem intervenção humana. O termo Internet das Coisas, começou a ser utilizado a partir de 1999, traduzido do inglês Internet of Things (IoT).

Neste treinamento, serão abordados temas atuais do contexto de IoT a fim de guiar os alunos para uso correto de tecnologias acerca de dispositivos. O curso tem na prática seu melhor benefício, pois além de teoria sobre os componentes e suas aplicações, o aluno irá desenvolver seu próprio dispositivo ao longo do curso e no final terá controle sobre ele a partir de uma conexão com a Internet.

Para o dispositivo, adotaremos no curso o netduino, que incorpora algumas funcionalidades cruciais para um dispositivo IoT, como placa de rede nativa no mesmo chassis, garantindo sua conectividade sem hardware adicional. O foco é que o aluno aprenda como fazer seu dispositivo e não que tenhamos especialistas em hardware, com isso, trabalharemos a parte de hardware como um insumo para o dispositivo. Toda a parte de hardware e comunicação necessárias para o desenvolvimento do dispositivo serão abordadas e validadas em sala de aula. O que torna este treinamento acessível a todos que tenham vontade de aprender sobre internet das Coisas, indiferente de sua formação acadêmica. Laboratórios entre as teorias garantirão que os alunos realmente trabalhem com toda a solução e vejam as problemáticas e soluções nos seus próprios equipamentos, nos auxiliando na qualidade de aprendizado e tornando o curso além de esclarecedor e prático, muito divertido e diferente. Todos os matriculados receberão um kit para uso no curso e desenvolvimento posterior de suas próprias “Coisas”.

 

Mais informações: http://www.crazytechlabs.com/iot/internet-das-coisas-criando-um-dispositivo-do-zero/

Excelente oportunidade para quem quer aprender sobre IoT.

Instrutor do treinamento: https://www.facebook.com/JorgeASMaia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s